sexta-feira, 19 de junho de 2009

Apresentação da WSF ao COI foi um sucesso!


Foi segunda-feira dia 15 de Junho, que uma delegação da Federação Mundial de Squash (WSF) formada pelo seu presidente, N. Ramachandran, pela jogadora nº 1 do mundo Nicol David, o francês ex campeão mundial Thierry Lincou, a sul-africana Siyoli Lusaseni e a jovem etíope de apenas 13 anos Hanna Fekede Balcha, juntamente com o membro do Comité Olímpico Internacional (COI) Tunku Imran se deslocaram a Lausanne (Suíça) com o intuito de fazer uma apresentação final ao Comité Executivo do COI, denominada "Baixo Custo, Grande Impacto".
Segundo o site "Squash Site", o qual entrevistou os intervenientes, a apresentação correu bastante bem e os membros do COI ficaram bastante bem impressionados com o vídeo que viram, bem como pela intervenção de todos os participantes da delegação, muito em especial pelo contributo da jovem etíope Hanna, que aquando da realização dos Jogos Olímpicos de 2016, altura em que terá 20 anos de idade, acalenta o sonho de poder estar presente.
Os baixos custos envolvidos (seriam necessários apenas dois courts de vidro), os rankings actuais que mostram que estariam mais de 30 países envolvidos, a possibilidade de os mesmos poderem ser colocados em praticamente qualquer local (a WSF afirmou oferecer estes dois courts à cidade eleita para que posteriormente se possa continuar a prática deste desporto), os melhoramentos na qualidade da transmissão televisiva e o facto de este desporto já ter tido campeões mundiais masculinos e femininos de todos os continentes foram os trunfos a principais apresentados.
Segundo N. Ramachandran, todo o potencial do squash ficou demonstrado nesta reunião, onde se focaram os aspectos fundamentais que o squash pode oferecer à comunidade Olímpica.
A próxima fase é a escolha do COI em Agosto, que seleccionará até dois destes sete desportos para serem propostos na reunião de Outubro do COI em Copenhaga, onde bastará uma maioria simples da direcção do COI para que um desporto seja tornado olímpico.

in:www.portugalsquash.com

Sem comentários: